Estrada
Video 2018     8’ 28’’
Trailer: https://vimeo.com/288434209


Sinopse
O percurso de uma estrada é percorrido ao mesmo tempo que são narradas as memórias de um passado através de imagens fotográficas. Estas imagens funcionam como mnemónicas de um tempo anterior, cruzando o percurso da estrada com o passado narrado. Esta relação entre imagem e palavra convoca a infância de um homem no seu contacto com a natureza, as sensações, o tempo, o olhar, a consciência de si e a lembrança da estrada.

Conceito
Há uma estrada que chega em cerca de 8 minutos a um lugar. Um lugar envolto numa paisagem onde a natureza se manifesta numa atmosfera de renovação permanente, onde cheguei depois de uma curta viagem de carro, cujo caminho leva a um lago que se funde na imensidão de um céu azul cinza.
Foi durante essa jornada que percebi a existência de dois tempos juntos na mesma imagem, o que me permitiu adotar o conceito de "tempo duplo".
O primeiro permitiu-me tomar consciência do movimento fugaz da paisagem no decorrer dessa jornada - um tempo presente que constantemente se vai tornando passado ao longo da estrada; o segundo, um tempo que se tornou estático através das imagens fixadas pela camera e através do meu meu olhar durante o percurso, gerando memórias de uma infância percorrida pelas experiências e sensações. Estes dois tempos estimularam-me a percepção inequívoca da paisagem circundante, activando memórias de um passado vivido.





























Exposição Um peixe fora d’água - ciclo de artistas finalistas de mestrado em arte multimedia, Faculdade de Belas Artes/UL, Lisboa