Recover time
Photography | Drawing 2018


Este conjunto de fotografias foram realizadas em diferentes momentos e lugares durante uma viagem. Os trabalhos aqui apresentados partiram de uma escolha de imagens que pudessem estabelecer uma possivel relação com memórias do meu passado. Embora nunca tivesse estado antes nesses lugares, depois de os fotografar apercebi-me que eles evocavam uma certa familiaridade, aproximando-me afectivamente ao que estáva representado.
Ao partir para um processo de intervenção nas imagens e no seu suporte, procurei alterar a sua visualidade enquanto memórias do passado, de forma a inscreverem-se num novo discurso, interrogativo de si próprio, e apontassem para o registo de uma acção.
Assim, este trabalho propõe explorar processos possíveis de como alterar o contexto inicial da representação na imagem e desenvolver, segundo esses processos, a sua decomposição e do seu suporte em papel, seja através de marcas que possam intervir no plano dimensional, seja através da pintura ou desenho, afim de entender os limites e as possibilidades de transformação do objecto fotográfico.


This set of photographs were taken at different times and places during a trip. The works presented here started from a choice of images that could establish a possible relation with memories of my past. Although I had never been to these places before, after photographing them I realized that they evoked a certain familiarity, affectively approaching what was represented. When I started for a process of intervention in the images and their support, I tried to change their visuality as memories of the past in order to register in a new discourse, interrogative of itself, and pointed to the record of an action. Thus, this work proposes exploring possible processes of how to change the initial context of the representation in the image and to develop, according to these processes, its decomposition and its support on paper, either through marks, painting or drawing that can intervene in the dimensional plane, in order to understand the limits and possibilities of transformation of the photographic object.








©ROGÉRIO PAULO DA SILVA STUDIO, LISBON, PORTUGAL